11/17/2012

Trabalhos acadêmicos e Arte educação

Teoria de Conclusão de Curso - HQ UDIGRUDI: A linguagem artística dos quadrinhos alternativos na década de 1970 Brasil.

Trabalho de conclusão de Curso, realizado em 2008 com a Co-Orientação do Prof° Dr. Gazy Andraus. O tema discorre sobre os quadrinhos alternativos da década de 1970 no Brasil, focando muito mais nas linguagens sociais e artisticas de seus idealizadores.
Entre esses editoriais estão a revista Balão, Capa, Boca, Quadreca e seus respectivos quadrinistas, Luiz Gê, Laerte, Irmãos Caruzo, Gualberto e Jal entre outros.
Pude aprender mais sobre nossa cultura e aquela realidade tão conturbada pela ditadura e que as linguagens da teoria e história da arte sempre estiveram ligadas aos "Quadrinhos" de uma maneira ou outra. Também é nítido a proposta diferenciada dos autores para mostrar a qualquer público suas influências e o diferencial autoral.


Participação no IV Seminário de História em Quadrinhos - USP e UNICSUL

No dia 19 de Setembro de 2009 participei do IV Seminário de Histórias em Quadrinhos, organizado por Tiago Souza, Silvio Alexandre, Dênis Basílio e Carlos Augusto, representantes do observatório da USP, e realizado nas Faculdades Cruzeiro do Sul - UNICSUL na liberdade.

Fui o penúltimo a apresentar meu trabalho de conclusão de curso.


Abertura Waldomiro Vergueiro e Carlos Augusto Andrade






Claudio Furton - Denise Abrantes - Allan Jones
Quadrinhos     -    Fotografia     -      Cinema

O coletivo que foi apoiado pelo Funcultura (Fundo Municipal de Cultura de Guarulhos) em 2010, é representado por Claudio Furton, Denise Abrantes e Allan Jones. O projeto nasceu em 2009 dentro da oficina Cine Tela Brasil com a junção dos três artistas.
Esse trabalho foi uma ação pedagógica unindo quadrinhos e cinema, explorando os pontos em comum das duas linguagens como storyboard, planos de câmera, narrativa, fotografia, desenho, roteiro, entre outros em uma oficina de 6 meses de duração.
Em 2010 o Quadricine participou do evento internacional de Quadrinhos "Comic Fair".


Vídeos produzidos nas oficinas Quadricine